Pó de Rocha

O que é o Pó de Rocha

Pó de Rocha é o nome dado ao resíduo de rocha. Na Slate Wise esses resíduos podem ser tanto de pedra preta quanto de pedra cinza, e podem ser utilizados em diversas aplicações, sendo as principais em lavouras na substituição de químicas tradicionais de manejo do solo, ou como aditivo de massas de reboco e argamassas na construção civil.

 Pó de Rocha na agricultura

Utilizado para redução do uso de químicas tradicionais de manejo de solo, reduzindo custos e melhorando a qualidade de vida do homem.

Benefícios de Uso do Pó de Rocha

Produtividade

Com o uso de Pó de Rocha no manejo do solo, as plantas tendem a absorver uma variedade maior de nutrientes e micronutrientes de que quando cultivadas convencionais com fertilizantes solúveis em água. Sendo assim, poderão ter mais saúde, maior resistência à doenças e maior tolerância à seca e à geada. Isso acontece quando o poder de germinação das sementes aumenta, melhorando o desenvolvimento das raízes e da parte aérea das plantas, além de engrossar o caule.

Condicionamento solo

Na remineralização eficiente, o solo consegue conter mais umidade, sofre menos erosão e a taxa de decomposição dos seus compostos é acelerada, reduzindo odores. Os objetivos perseguidos são: a recomposição dos nutrientes de solos fracos e empobrecidos, a diminuição progressiva da acidez e  a reestruturação do solo, dotando-o de boa quantidade de oxigênio no seu interior.

Nutrição prolongada

Com o uso dos fertilizantes tradicionais solúveis em água, a planta absorve o que precisa no momento da aplicação e o restante é lixiviado com a chuva. Isto não acontece com Pó de Rocha, pois há uma liberação lenta de cátions nutrientes para as plantas.

Melhor custo benefício

O manejo do solo com Pó de Rocha possui um excelente custo benefício para o produtor. A matéria-prima (Pó de Rocha) para a remineralização existe em abundância praticamente em todo território nacional. Também se deve considerar que ela não precisa ser repetida anualmente, como é o caso dos fertilizantes químicos, reduzindo o custo final de plantio consideravelmente.

Frutos mais saudáveis

O Pó de Rocha libera nutrientes de forma lenta e gradual, fazendo com que os efeitos de sua aplicação no solo perdurem por vários anos. Ele melhora a estrutura física do solo, disponibiliza maior número de nutrientes, propiciando uma vegetação e frutos mais saudáveis, deixa as plantas mais resistentes à doenças, diminuindo o consumo de agrotóxicos.

Aumento da atividade biológica

A utilização de Pó de Rocha no manejo incentiva o aparecimento de microrganismos no solo, que por sua vez interagem com o remineralizador, elevando muito a capacidade de troca de cátions do solo, o que é muito importante para todo o processo de plantio.

Materiais adicionais

Nutrientes do Pó de Rocha

Pó de Rocha é rico em nutrientes e ajuda no cultivo de lavouras de soja e milho em Goiás. Veja mais.

Pó de Rocha como adubo

Produtores usam Pó de Rocha como adubo na área de cultivo no sudoeste goiano. Veja mais.

Rochagem para menor custo

A técnica, também conhecida como remineralização do solo, é uma alternativa promissora. Veja mais.

Pó de Rocha como fertilizante

A utilização de Pó de Rocha como fertilizante e corretivo do solo é uma alternativa para o país reduzir custos de produção da agricultura. 
Veja mais.

Experiência de um fazendeiro na recuperação de pastagem

Recuperar pastagens degradadas com baixos custos é a demanda de muitos pecuaristas. No caso aqui, depois de 6 meses as mangas estavam tomadas pelas invasoras e necessitavam de reforma.
Veja mais.

Remineralizando o solo com Pó de Rocha

No seu lento movimento, as geleiras transformam as rochas em poeira que, ao ser soprada pelo vento ou ser levada pelas águas como um leite glacial, é distribuída pelo planeta. Veja mais.

Granulometria Personalizada

A Slate Wise conta com estrutura e equipamentos de ultima geração o que nos permite produzir o Pó de Rocha em diferentes granulometrias de acordo com a necessidade de cada solo.

Certificado de análise:

Certificado de análise do Pó de Rocha da Slate Wise:

O pó de rocha trás 4 benefícios para a agricultura:

Induzindo e melhorando a vida dos micros e macro organismos como minhocas, fungos e bactérias, etc , melhorando o equilíbrio entre os seres, que além de aumentar a disponibilidade de nutrientes do solo ainda controlam insetos e pragas, diminuindo as aplicações de defensivos agrícolas.

O pó de rocha Slate Wise por ser disponível em diferentes granulometrias o que ajuda a diminuir a evapotranspiração e ou aumentar a permeabilidade do solo em solos “ arenosos ” usando o nosso pó extremamente fino pode ajudar a reter a umidade e os nutrientes.

Por ser muito mais barato que os adubos solúveis em água melhora o retorno financeiro do agricultor.

O que diz a EMBRAPA

Alternativa para melhorar o solo

Vantagens da rochagem, processo que consiste no uso de rochas moídas na agricultura para recuperar a fertilidade do solo.
Veja mais.

Congresso Brasileiro de Rochagem

A remineralização de solos a partir da prática da rochagem tem sido apontada como capaz de fornecer nutrientes vegetais.
Veja mais.

Caracterização de Pó de Rocha como remineralizador de solo

O uso de rochas para remineralização e correção de acidez de solos no escopo das práticas agrícolas da vitivinicultura ainda é pouco difundido no Rio Grande do Sul.
Veja mais.

Congresso Brasileiro de Ciência do Solo

Alterações nos atributos químicos do solo proveniente da adição de fontes alternativas portadoras de potássio.
Veja mais.

Encontro de iniciação científica da EMBRAPA Cerrados

Efeito de agrominerais incorporados ao solo sobre a sobrevivência e reprodução de enquitreídeos.
Veja mais.

Uso de Pó de Rocha aumenta nutrientes do solo

Pesquisador da Embrapa Cerrados Éder de Souza Martins, agricultores baianos, vão pesquisar a eficiência do Pó de Rochas silicáticas moídas na liberação de potássio no solo.
Veja mais.

II Congresso Brasileiro de Rochagem

O II Congresso Brasileiro de Rochagem – II CBR voltou-se para o aprofundamento do debate científico e tecnológico do uso de rochas, minérios e minerais pulverizados para a remineralização dos solos, mas, também, para o estabelecimento de um marco normativo que possibilite a obtenção de registro e comercialização de produtos derivados de rochas moídas.
Veja mais.

Editora americana de apoio ao Pó de Rocha e agricultura sustentável

A Acres U.S.A é a principal editora norte americana na agricultura orgânica e sustentável em escala de produção. Por mais de quatro décadas eles vem ajudando agricultores, pecuaristas e comerciantes a plantar de forma orgânica, sustentável, de forma não prejudicial e livre de químicas tóxicas.

Primeiro lugar no Simpósio internacional de entomologia.

Paula Martins foi uma participante do último Simpósio internacional de entomologia em Belo Horizonte e levou o primeiro lugar com seu trabalho feito juntamente a sua mãe apresentando os benefícios do pó de rocha!

Veja ao lado algumas fotos e o poster do trabalho vencedor!

Biomineralização. Uso de pós de rocha ou rochagem

A biomineralização é a técnica de colocar diversos minerais que são ricos em nutrientes (alimento das plantas) em contato com organismos como fungos e bactérias, que atuam na transformação desses minerais brutos em alimentos para as plantas.

Um aliado importante.

O Resíduo de Pedra da Slate Wise pode ser tanto de pedra preta quanto de pedra cinza, e pode ser utilizado em diversas aplicações sendo as principais em lavouras na substituição de químicas tradicionais de manejo do solo, ou como aditivo de massas de reboco e argamassas na construção civil.

O poder do uso de produtos naturais como aliados na redução de custos, substituindo a química e melhorando a qualidade de vida do homem.

© 2019 Slate Wise, todos os direitos reservados.

Open chat